Vírus de computador: o que são e como agem
Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou CDs. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
Antivírus
Este software é encarregado de detectar e prevenir a entrada dos vírus mais comuns no seu computador, como o Cavalo de Troia (que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet). Existem diversas opções do produto no mercado, mas existem algumas diferenças no preço e na forma como ele irá identificar o vírus.
Antimalware
O malware, proveniente do inglês malicious software, é um vírus que entra no computador e pode gerar diversos problemas no Windows, causar lentidão e a abertura de janelas indesejáveis enquanto o usuário navega pela internet. O anti-malware é o programa específico que cuidará de combater esses vírus.
Antispyware
O Spyware é um programa automático de computador, que recolhe as informações sobre o usuário, sobre seus acessos na internet e transmite as informações para um determinado lugar fora da rede. Muitos hackers usam esses programas para roubar dados confidenciais dos usuários, pois com esse programa, eles conseguem entrar no seu pc sem o seu consentimento e, até mesmo, sem o seu conhecimento. Assim, é possível que o criminoso cibernético veja suas atividades online. Se você acessa sua conta bancária, ele conseguirá identificar a sua senha e, depois, poderá efetuar crimes, por exemplo.
Antirootkit
Rootkit é um vírus que se camufla e impede que seu código seja encontrado pelos antivírus. Isso acontece porque suas aplicações têm a capacidade de interceptar as solicitações feitas ao sistema operacional, podendo alterar o seu resultado. Desta forma, quando o Windows, por exemplo, fizer um pedido para abertura de um arquivo, seja a mando do antivírus ou do usuário, o rootkit intercepta os dados e faz a filtragem dessa informação, deixando passar apenas o código não infectado. Tanto antivírus como outras ferramentas estarão impossibilitados de encontrar o arquivo espião.
Os 10 mandamentos para uma navegação segura
1º - Evitar acessar links duvidosos que chegam por e-mail
2º - Evitar acessar links de redes sociais sem ter certeza de que a fonte é segura
3º - Cuidar os tipos de site que você irá acessar (veja a lista dos 10 mais perigosos abaixo)
4º - Manter o antivírus atualizado
5º - Fazer verificação com o antivírus uma vez por semana
6º - Ter um antivírus com segurança de internet agregada
7º - Ter um programa contra malware
8º - Cuidar para não instalar softwares piratas
9º - Evitar programas de origem desconhecida
10º - Fazer backups uma vez por semana
Os 10 sites mais perigosos da rede segundo o Google
Você já acessou algum desses sites? De acordo com o Google, essas páginas são as mais perigosas da internet e podem, até mesmo, danificar o computador do internauta. A análise do buscador garante que existem mais de 4.000 sites que podem colocar em risco seu pc.
1º - 38zu.cn
2º -Googleanalytics.net
3º -Lousecn.cn
4º - Fqwerz.cn
5º - Goooogleadsence.biz
6º - 94.247.2.195
7º - Gumblar.cn
8º - D99q.cn
9º - Orgsite.info
10º - Martuz.cn