Vantagens e desvantagem do sistema operacional linux
Em Primeiro lugar estabilidade. Linux é muito mais estável pelo fato de seu kernel* ser modular. Enquanto no windows vc instala alguma coisa tem que reiniciar o computador, no Linux você reinicia apenas aquele pedacinho que o programa utilizou.
Em segundo lugar segurança. Linux não tem aquele monte de vírus e spywares que tem o windows. Toda aquela paranafernalha tu olha de longe. Enquanto o pessoal se debate com anti-vírus vc abre seus e-mails com vírus e tudo numa boa sem risco de contaminação, afinal eles são todos pra windows hehe.Além do mais o sistema de permissões do Linux é muito superior ao windows que na maioria das vezes é utilizado sempre como administrador.
Outro ponto em vantagem é o fato da legalidade do software. Teu computador nunca mais vai rodar programa pirateado (a menos que você faça questão, pois há programas pra tudo livres). Um PC 100% legal. Tem gente que diz que Linux quebra patente, mas tem empresa grande por ai que da garantia jurídica pra seus clientes que usam Linux... resumindo: Se vc levar o processo, a empresa que te garantiu a legalidade assume todas responsabilidades... isso de tanta confiança. Portanto esse papo que Linux fere leis de direitos autorais é furada pura.
A desvantagem que podemos encontrar pode ser relativa a Modens por exemplo. Esses winmodens (praga que vem assolando a humanidade a algum tempo) não são reconhecidos pelo kernel do Linux e tu tem que compilar um módulo independente o que requer algum trabalho.
Outra dificuldade pode ser relativa aos jogos. Como deve saber os programas de windows não funcionam no Linux e vice versa, a menos que possuam versões próprias ou portadas. Existem alguns emuladores, mas nunca chegam ao total desempenho que os softwares nativos podem oferecer. Se vc gosta muito de jogar... pode sofrer um pouco. Há muuuitos jogos, mas a maioria de tiro (FPS) e uns de estratégia, plataforma, etc. Jogos de corrida por exemplo nem tantos... ou de RPG. Se for um gamemaníaco fica um pouco difícil, agora se joga um pouco apenas pra passar o tempo da pra levar numa boa com os ótimos jogos existentes pra linux (UT2004, Quake 3, Americas Army, Return Castle Wolfestein, Ennemy Territory, Neverwinter Nights, Medal of Honor, e tem até um The Sims portado ai rolando pela internet).
Mas sem dúvida vale a pena ao menos experimentar o Linux... quebrar a cara um pouquinho nele, e depois tome suas decisões. Sinceramente... vai se apaixonar.Resumindo o Linux é simples por natureza(veja que simples não quer dizer fácil)O que mais vai notar é o geito de trabalhar em cada sistema operacional enquanto no Windows você trocaria a resolução indo ao painel de controle e acessando uma ferramenta para determinada função, no Linux você abre um arquivo de texto e num determinado local digita a resolução desejada, salva e fecha. Isso é a simplicidade do Linux.Mesmo assim, existem muitas distribuições que fornecem paineis e menus pra facilitar muito a configuração assim não precisa ficar quebrando a cabeça editando arquivos pra lá e pra cá..
Mas o que é Kernel?
Você deve-se ter se perguntado que bixo é esse Kernel .
O Kernel é um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele. Isso se deve à sua importância: ao contrário do que pode parecer, ele é tão essencial para o funcionamento de um computador que é melhor mantê-lo a salvo de pessoas bisbilhoteiras e inexperientes.
O cérebro do S.O.
Um PC divide-se, basicamente, em duas camadas: hardware e software. Até aí, nenhuma novidade. Onde entra o Kernel na história, então? Pois bem: ele é o grande responsável por fazer a interação entre essas camadas. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.Simples assim?Na verdade, não. O fato é que o Kernel é complexo demais para ser explicado de forma técnica a um público leigo no assunto. Basicamente, ele começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.). O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente – mas sem oferecer riscos à integridade da máquina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário