quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Novidades No Mundo Da Informatica

O futuro é (quase) agora. Seu teclado e mouse poderão em breve ser relíquias como os cartões perfurados e calculadoras mecânicas. Sim, ambos podem estar funcionando muito bem, mas não passam de novas iterações de tecnologias mais antigas e já familiares. Eles não abandonam as convenções, nem reescrevem as regras do design de interfaces.
Tudo isto está prestes a mudar, graças a novos periféricos e designs que estão a caminho. Alguns dos que mostraremos a seguir podem ser vistos como o “próximo passo” em uma evolução. Mas outros devem supreender até mesmo os que tem a imaginação mais ativa.
Shogun Bros. Chameleon X-1
Ele não é um robô disfarçado, mas se tansforma como um: com um rápido gesto o mouse Chameleon X-1 vira um controle para jogos.
chameleon-360px.jpg
Mouse ou Gamepad? Que tal os dois?
Ele vem em boa hora, já que mais e mais gamers estão querendo usar gamepads como os dos consoles. De fato, algumas pessoas compram controles do Xbox 360 sem nem mesmo ter o console. O Chameleon X-1 permite uma “jornada dupla” com uma só peça de hardware, já está disponível e tem sido bem recebido, considerando os reviews deixados por usuários na Amazon. Estamos ansiosos para ver qual será o próximo passo.
O mouse Suma
Você ainda usa seu mouse com apenas dois dedos? Que antiquado! Este novo mouse sensível ao toque, batizado de Suma, responde a qualquer gesto com os dedos ou as mãos, permitindo que você realize uma ampla variedade de ações.
sumamouse-360px.jpg
Mouse "Suma" reconhece toques e gestos
Mas por que? Segundo a Cambridge Consultants, que criou o mouse, o futuro será cheio e programas e jogos em 3D cujo uso será prejudicado com um mouse “2D” padrão com dois botões e rodinha. Já com o Suma você pode dar zoom no Google Maps apertando o mouse, ou executar um giro de 360º com um simples gesto. Chega de clicar e arrastar!
O Suma ainda não está pronto para o público, mas a tecnologia está quase lá!
Peregrine Glove
Se um mouse que se transforma ou um outro sensível ao toque não são o suficiente para você, que tal abandonar o mouse de uma vez? A Peregrine Glove (algo como “Luva Peregrina”) tem 18 pontos de toque e três “ativadores” para executar mais de 30 ações programáveis pelo usuário. Por enquanto ela é comercializada como um controle para games, mas podemos vê-la se tornando uma base para o controle de interfaces futuras. Imagine abrir um aplicativo com um estalar de dedos, ou bater palmas para desligar o PC!
peregrine-360px.jpg
Troque o mouse por gestos com a Peregrine Glove
Tobii REX
Não quer usar as mãos? Então você pode se interessar pelo REX, um dispositivo para “interação com o olhar” que mapeia o movimento do olhos para mover um cursor na tela. Na foto abaixo, o aparelho é a “barrinha” logo abaixo da tela.
tobii-360px.jpg
Com o REX, basta olhar para mover o cursor
O REX usa sensores altamente precisos para determinar para onde você está olhando e pode, pode exemplo, eliminar a necessidade de rolar uma página ao ler um texto. Quando você chegar ao final, o REX rola a página para você. O aparelho deve chegar às lojas ainda neste ano, e poderá ser conectado a qualquer PC ou monitor via USB.
Displair
Que tal passar o dia olhando para uma tela feita de ar e gotículas de água? Refrescante, não? O Displair é uma tela de projeção interativa capaz de responder a gestos e múltiplos toques. Ela pode ser usada para exibir uma planilha de cálculo, uma partida de Fruit Ninja ou um mapa no Google Earth, como abaixo:
displair-360px.jpg
Displair: imagens projetadas em pleno ar
As primeiras unidades devem estar à venda no segundo trimestre deste ano, com um preço inicial de US$ 10.000 cada.
SixthSense
Em vez de conectar outro aparelho ao seu computador, porque não se conectar ao mundo ao seu redor? O SixthSense usa uma câmera e um projetor para transformar qualquer superfície em uma interface multitoque. O sistema traduz gestos com os dedos em ações comuns, como “tirar uma foto”.
sixthsense-360px.jpg
SixthSense vê o que você vê, e transforma gestos em comandos
Com tecnologia como essa o mundo ao seu redor se torna um gigantesco mecanismo de busca. Pegue um livro e veja, sobre a própria capa, a opinião da crítica. Ou leia no rótulo de uma garrafa de molho receitas e sugestões de uso. Viu uma cena interessante? Basta enquadrá-la com os dedos para bater uma foto.
O SixthSense ainda é um protótipo, mas engenheiros do MIT lançaram um “tutorial” que ensina a criar sua própria versão do produto por US$ 350. A tecnologia pode ainda não ser perfeita, mas é uma boa amostra do que está por vir.
TransluSense Keyboard
Teclas mecânicas são coisa do passado, e belos painéis luminosos de vidro curvo são a última moda. O TransluSense Keyboard, da Luminae, usa câmeras e luz infravermelha para ler toques e gestos de suas mãos sobre o vidro. Em vez de um mouse, você usa a própria superfície do teclado como um trackpad.
translusense-360px.jpg
Teclado TransluSense pode ser programado ao seu gosto
Também é possível colocar “skins” programáveis sobre o teclado para que ele tenha o layout que você quiser. Transforme-o no teclado perfeito para games, ou em um feito sob medida para o Excel. A Luminae ainda está fazendo alguns ajustes em seu produto mas, com sorte, você poderá comprar algo parecido em um ou dois anos.
MIseeTX
Este produto não é exatamente um periférico, e está mais para um “pacote tudo em um”. Literalmente, já que com este mini PC do futuro você poderá deixar seu teclado, mouse e monitor em casa.
Embora o processador Intel Atom do MIseeTx não seja muito poderoso, o conjunto merece atenção. O aparelho projeta um teclado e mouse virtuais à frente do usuário, bem como uma tela de até 88 polegadas sobre qualquer superfície plana. Você poderá levá-lo em viagens e usá-lo como um Media Center ou dispositivo de acesso à internet.
miseetx-360px.jpg
MISeeTX projeta um teclado, o mouse e o monitor!
O MIseeTX ainda não está disponível e não temos idéia de quanto irá custar, mas esperamos que o conceito desperte interesse suficiente para que seja produzido.
GameCube, da Intellect Motion
Os desenvolvedores de jogos lutam para criar experiências “imersivas”, e qualquer ferramenta que os ajude nesse processo desperta o interesse deles e também o nosso. É aqui que entra o GameCube (que, apesar do nome, não tem nada a ver com o console da Nintendo).
gamecube-360px.jpg
Com o GameCube (que não é da Nintendo), seu corpo é o joystick
A idéia soa um pouco estranha: você se amarra a um aparato que lembra um arnês de Bungee Jump, pega uma arma de plástico e se move para jogar. Um de nossos repórteres experimentou e suou nesta novidade. Segundo a Intellect Motion, que desenvolveu o aparelho, o GameCube irá aparecer em arcades em breve.
Botanicus Interactus
Fruto do trabalho de um grupo de pesquisa dentro da Disney, a Botanicus Interactus é o caminho para “plantas interativas altamente expressivas”. Você coloca um eletrodo no solo, toca a planta e seus gestos são reproduzidos em um monitor externo. A tecnologia é capaz de rastrear exatamente onde você tocou a planta e, mais estranho ainda, cada folha ou galho pode servir como um “gatilho” para diferentes ações, como executar um comando ou tocar uma nota musical. Este vídeo mostra o sistema em ação.
botanicus-360px.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário